Seu pensamento determina sua atitude.


Em vários momentos de nossa vida, passamos por situações que não conseguimos entender. Resolvemos nossos problemas pelo impulso que nossas idéias estão aflorando… E acaba fazendo o que, o primeiro pensamento ordenou. Os resultados de nossas ações, geralmente não são os melhores.

O auto controle de nossas atitudes, deve acima de tudo, estar presente em nossa vida.

Como enfrentar a ansiedade causada pela COVID-19

   Estamos todos diante de uma situação totalmente nova! Nunca tivemos que enfrentar isolamento, mudança em nossas rotinas e um medo constante de sermos atingidos por uma doença como esta.

   De fato, tudo isso pode gerar ansiedade, angústia, agravar casos de depressão ou outros problemas emocionais, sendo assim, precisamos estar atentos aos nossos sentimentos e cuidar de nossa saúde mental.

   O primeiro passo é não subestimar  os fatos. Devemos nos ater à situação como realmente é. Pesquisas atuais indicam que o perigo de contaminação existe, que aproximadamente 5% das pessoas infectadas têm problemas graves e, dentre elas, metade morre (geralmente são as pessoas afetadas por outras patologias).

   Em virtude do pânico coletivo que está se instalando no mundo todo, é de suma importância que possamos refletir sempre sobre os dados reais e não nos deixarmos levar pelo medo excessivo e pela incapacidade de enfrentarmos o nosso dia-a-dia. Confie em informações vindas de fontes com credibilidade (Ministério da Saúde, Instituto Superior de Saúde e Organização Mundial da Saúde) e evite divulgar informações que não sejam de fontes oficiais, atualizadas e credenciadas.

   Neste momento em que estamos partindo para um (temporário) isolamento social, você poderá utilizar o recurso da terapia online para cuidar de si mesmo e das pessoas à sua volta.

Dicas de higiene.

1.Lave as mãos com sabonete e em seguida use álcool 70% .

2.Não compartilhe toalhas, copos ou acessórios pessoais com outras pessoas;

3.Coloque as mãos cobrindo a boca quando tossir ou no nariz quando espirrar.

4.Na dúvida, consulte um médico…

5.Evite procurar hospitais e pronto socorro sem necessidade.