Anorexia


O que é Anorexia?

A anorexia é um transtorno alimentar que se inicia a partir de falta de percepção adequada da imagem corporal. Quase sempre afeta mulheres adolescentes, que sempre se percebem muito acima do peso, mas não estão, e mais raramente pode afetar os homens. Com isso, elas vão diminuindo progressivamente o consumo de alimentos podendo chegar a quadros severos de desnutrição.

Quando um paciente possui anorexia, ele para de comer e não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando com a falta de nutrição adequada. O indivíduo anoréxico pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.

Na anorexia, as costelas e os ossos das costas começam a ficar aparentes e a pessoa anoréxica passa a desenvolver doenças e condições complementares, como a alopecia, que é a queda de cabelo, causadas pela falta de nutrientes no corpo.

Além de não comer, a pessoa que tem anorexia pode acabar exagerando nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder peso.

Quais os sintomas da anorexia?

As pessoas que têm anorexia geralmente são ansiosas, perfeccionistas e insatisfeitas, e apresentam os seguintes sinais durante esse transtorno:

  • Perda de peso inexplicável;
  • Desmaios;
  • Fadiga;
  • Pressão baixa;
  • Tontura;
  • Isolamento social.

Como é o tratamento da anorexia?

O tratamento da anorexia é feito por meio de medicamentos que ajudam, por exemplo, na diminuição da ansiedade, sendo que o acompanhamento psicológico é essencial para que a doença não volte a afligir o paciente.A reintrodução de alimentos na dieta do paciente deve ser gradativa, para evitar danos a outras regiões do corpo.Quanto mais cedo a anorexia for detectada, melhores são as chances de recuperação do paciente, porque a falta de uma alimentação adequada pode acarretar em problemas de saúde diversos. A TCC voltada para o transtorno de compulsão alimentar é derivada do modelo proposto para anorexia nervosa.Tem foco na identificação da relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos alimentares e posterior mudanças dos padrões patológicos. Pode ser usada por diversos profissionais da saúde.

À disposição para qualquer esclarecimento.