Tratamento para Diabéticos


Por muitos anos, a alimentação de quem tem diabetes foi restrita em nutrientes e quantidades. Hoje se sabe que a alimentação deve ser equilibrada contendo todos os nutrientes necessários para o organismo. Por isso, não existe proibição de determinados alimentos e sim controle. Seguimos como guia a pirâmide alimentar, onde os alimentos são divididos em grupos e estabelecemos as porções adequadas de cada alimento em cada refeição.

O consumo de todos os nutrientes nas quantidades certas é que mantém o controle da glicemia.Antigamente alguns alimentos eram proibidos para as pessoas com diabetes. Frutas como banana, manga, caqui, e uva, assim como beterraba e cenoura eram comumente restritos. Isto porque como estes alimentos são mais doces que outros, acreditava-se que possuía maior quantidade de açúcar.

Hoje, sabe-se que as frutas são fontes de vitaminas e minerais, mas contém açúcar ( frutose), por isso devem-se comer frutas variadas, mas em porções controladas, pois seu consumo exagerado gera elevação na glicemia.

Outros exemplos de proibição eram os alimentos ricos em carboidratos como o macarrão, pão, batata, e arroz. Atualmente o carboidrato contribui com 50 a 60% das calorias do dia e foram sendo incorporados aos poucos no plano alimentar das pessoas com diabetes. Suas versões integrais são estimuladas, pois apresentam grandes quantidades de fibras, que possuem diversas funções no controle da glicemia.

É muito importante os cardápios indicados as pessoas com diabetes, serem individualizados.Cada pessoa  tem um peso, altura, sexo, idade, e atividade diária que determina quanto se pode consumir em cada refeição.