Fisioterapia Neuro funcional


O encéfalo humano é uma rede de mais de 100 bilhões de neurônios interconectados em sistemas que constroem nossa percepção sobre o mundo
externo, fixam nossa atenção e controlam o mecanismo de nossas ações.

A primeira etapa para se compreender a mente consiste, portanto, em aprender como os neurônios estão localizados em vias de sinalização e como eles se comunicam através da transmissão sináptica.


A especificidade das conexões sinápticas estabelecida durante o desenvolvimento é a base da percepção, ação, emoção e aprendizagem.


O comportamento não é herdado, o que é herdado é o DNA. Os genes codificam as proteínas que são importantes para o desenvolvimento e para a
regulação dos circuitos neurais, que são a base do comportamento.


A lesão de uma única área pode não resultar na perda total de uma faculdade. Mesmo que um comportamento desapareça no início, ele pode retornar parcialmente assim que as partes ilesas do cérebro reorganizem as suas conexões. Esta função é denominada neuroplasticidade.

Qual o objetivo da neurofuncional?

objetivo da reabilitação neurofuncional é facilitar o retorno do indivíduo às atividades de vida diária readaptando sua funcionalidade e oferecer um suporte técnico aos familiares em relação aos manuseios e cuidados com esse indivíduo.

A Reabilitação Neurofuncional permite trabalhar com as disfunções neurológicas do paciente, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades e o ganho funcional. Ela contempla o sujeito como um todo integrado, estimula aprendizagem e o desenvolvimento e leva ao ganho de autonomia e qualidade de vida.

O principal objetivo da Fisioterapia Neurológica é :

  • A recuperação de força muscular,
  • Coordenação motora,
  • Equilíbrio,
  • Movimento dos membros
  • E até mesmo a recuperação da marcha independente,
  • A habilidade de andar sem apoio

Representa um conjunto de intervenções e conhecimentos técnico-científicos destinados à prevenção e tratamento de disfunções originadas no cérebro, tronco encefálico, medula espinhal, nervos periféricos e junções neuromusculares.

@claudiaterapeuta12