Argila Terapia Facial


O que é argiloterapia?

Argiloterapia é uma linha de tratamento estética à base de argila com aplicação facial e corporal. A argila possui ação terapêutica, é rica em minerais, tem ação antioxidante e antisséptica, além de desinflamar, remover impurezas e desintoxicar a pele na região aplicada. 

O uso da argila no cuidado com a pele não é recente. Segundo a pesquisadora e esteticista Monthana Imai de Amorim “as máscaras argilosas são consideradas as preparações cosméticas mais antigas utilizadas no tratamento de beleza. Os egípcios já empregavam preparações para este uso, assim como os gregos, que usavam as aplicações de argila para limpeza de pele”.

Se você quer garantir os melhores resultados para a sua pele, a recomendação é consultar um profissional de estética capacitado para realizar a argiloterapia. Assim, será possível definir o melhor tratamento para seu fototipo de pele.

Benefícios da argiloterapia

A argila é composta por minerais como o ferro, magnésio, silício, alumínio, potássio fósforo e o manganês, além de ter propriedades queratolíticas (com atuação esfoliante ou descamante). Conheça os benefícios desse material natural:

  • Contribui para a circulação sanguínea;
  • Reduz a tensão muscular;
  • Combate a acne;
  • Ajuda a controlar a oleosidade da pele;
  • Estimula o relaxamento e alivia os sintomas do estresse;
  • Melhora os sintomas da psoríase (doença que causa o aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas e que descamam a pele);
  • Auxilia nos protocolos de lifting facial, gordura localizada, celulite, redução de medidas e flacidez.

Os principais tipos de argila

Existem diferentes tipos de argila para o tratamento da pele. Conheça os tipos mais utilizados na estética:

Argila branca

Possui ação cicatrizante e antisséptica, promovendo a regeneração, limpeza e cicatrização da pele. Indicada para o tratamento da acne, também ajuda no clareamento da pele, além de melhorar a circulação sanguínea.

Argila verde ou acinzentada

Por terem silício e zinco concentrados, possuem propriedades adstringentes e purificadoras. Indicadas para equilibrar a oleosidade, purificar a pele e tratar a acne. Em tratamentos corporais, melhoram a elasticidade da pele e combatem a celulite. 
 

Argila vermelha

Recomendada para o tratamento da vermelhidão facial por ser rica em óxido de ferro. Possui propriedades tensoras e ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular. Aplicada no corpo, ajuda a reduzir a flacidez e estimula a microcirculação. 

Argila amarela

Sua composição é rica em silício e potássio, atuando como remineralizante do colágeno na pele. Essa argila nutre profundamente a pele, auxiliando na reconstituição celular e combatendo o envelhecimento precoce, benefícios proporcionados pelo tratamento com a Corpus, máscara de hidratação de argila amarela e colágeno. O uso da argila amarela também é indicado para remoção de impurezas e purificação da pele. 

Argila roxa

Possui alta concentração de magnésio e colágeno, sendo recomendada para melhorar o aspecto da pele, proporcionando uma aparência mais jovem e iluminada. Tem ação iônica, estimulante e nutritiva. É utilizada para a eliminação de toxinas corporais e nutrição celular facial. 

Argila preta ou lama-negra

É considerada um tipo raro de argila. Possui ação anti-inflamatória, capacidade cicatrizante, antiartrósica (ajuda a combater a artrose) e antitumoral (ajuda a combater o desenvolvimento de tumores).

Argila rosa

É uma mistura das argilas branca e vermelha, podendo ser utilizada em tratamentos faciais e corporais. É indicada para peles sensíveis ou secas, tem efeito antioxidante, calmante e cicatrizante.