MASSAGEM DESPORTIVA


Benefícios da massagem desportiva pré e pós competição

.A Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio.

A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. Confira

Pré competição:

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.

É uma massagem tonificante, superficial e rápida – de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

Pós competição:

A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.

A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhora a fadiga e a recuperação muscular
  • Reduz aderências
  • Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
  • Previne lesões
  • Reduz espasmos musculares
  • Reduz edemas e processos inflamatórios
  • Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
  • Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
  • Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Liberação Miofascial: o que é e quais as suas indicações?

A liberação Miofascial é uma técnica bastante utilizada pelos Terapeutas como uma forma de aliviar as dores musculares dos pacientes, podendo ser feita manualmente ou de forma instrumentada. É uma alternativa para o relaxamento da musculatura, além de propiciar uma maior mobilidade em determinada região. A liberação ocorre a partir de uma manipulação profunda dos tecidos. A fáscia é um tecido conjuntivo que recobre um grupo de fibras musculares, nervos e vasos sanguíneos. Tem sua composição basicamente formada por colágeno, já que ela precisa ser firme e elástica ao mesmo tempo, para permitir as contrações e movimentos musculares. A principal função da fáscia é a de permitir o deslizamento de um músculo sobre um outro com maior facilidade, sendo que, no encontro das fáscias, localizadas nas extremidades das musculaturas, são as responsáveis pela formação dos tendões. Elas se ligam aos ossos para fornecer tração e estímulos necessários para o movimento dos membros.

Quais problemas podemos encontrar na fáscia?

Como estamos falando de uma estrutura que encontramos em todas as partes do corpo, ela pode ser danificada pelos mais diversos fatores: excesso de atividade física, realizar movimentos repetitivos da forma incorreta, posturas inadequadas, praticar exercícios sem orientação profissional, entre outros. Algumas patologias específicas, por exemplo, a fascite plantar, fibromialgia, lombalgias, cervicalgias, cefaleias tensionais, podem ocasionar, além da inflamação, a formação de pontos-gatilho (pontos de tensão muscular) que promovem dor e podem oferecer limitação muscular no dia a dia, prejudicando, assim, a força muscular e a coordenação motora e, por fim, reduzem a flexibilidade.

Quais os benefícios da liberação miofascial?

• Liberar as tensões e dores musculares crônicas;
• Liberar o movimento das articulações e melhora a flexibilidade;
• Modificar a distribuição da massa muscular;
• Promover e melhorar o desempenho da circulação e da respiração;
• Promover mudanças progressivas nos níveis físico e emocional;
• Aumentar a consciência corporal;
• Promover maior mobilidade e maior amplitude de movimento;
• Reduzir a rigidez arterial e melhorar a função endotelial vascular.

Uma das maiores vantagens dessa técnica é que ela apresenta resultados em curto prazo e, muitas vezes, de forma imediata. Após uma única sessão, é possível observar os benefícios, como maior flexibilidade e amplitude de movimento, além de controlar o processo inflamatório local.

Para quem é indicada?

A liberação miofascial é indicada para pessoas que sofrem de dores musculares crônicas ou agudas, praticantes de atividades físicas ou que tenham alguma patologia que provoque a dor muscular (como doenças neuromusculares). Para que o diagnóstico e o tratamento para a dor miofascial seja mais eficaz, a liberação miofascial deve ser realizada o mais precocemente possível, evitando a cronificação e prevenindo a recorrência das dores musculares, sendo considerada uma excelente técnica para tratar restrições de movimento causadas por uma cicatrização incorreta.