Tratamento para Insônia


Tipos de Insônia:

  • F510 – Insônia não-orgânica
  • F511 – Hipersonia não-orgânica
  • F512 – Transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não-orgânicos
  • F513 – Sonambulismo
  • F514 – Terrores noturnos
  • F515 – Pesadelos
  • F518 – Outros transtornos do sono devidos a fatores não-orgânicos
  • F519 – Transtorno do sono devido a fatores não-orgânicos não especificados

O que é insônia?

Insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em adormecer e manter o sono. É um transtorno extremamente comum que atinge 1 em cada 5 pessoas e que pode ser resolvido com o tratamento adequado.

O ritual é o de sempre: preparar-se para dormir, apagar as luzes e deitar na cama. Sempre funciona. Mas, nos últimos dias, o sono simplesmente não vem. É a temida insônia, condição que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, e que pode ou não estar relacionada a problemas mais graves.

A insônia é caracterizada pela dificuldade em pegar no sono ou permanecer dormindo. Em muitos casos, também pode dificultar quando a pessoa tenta voltar a dormir após ser acordada por algum evento externo. Suas causas estão relacionadas a maus hábitos, como uso de aparelhos eletrônicos e alimentos estimulantes logo antes de dormir, distúrbios psiquiátricos e até mesmo doenças.

Muitos tem problemas para dormir, sendo assim passando várias horas acordado e ingerindo cafés e alimentos na madrugada.

Para o metabolismo isso é prejudicial à saúde. A pessoa envelhece mais rápido, tem perda de memória, cansaço físico,estresse e irrita-se facilmente.

Imagem relacionada

O tratamento da insônia vai depender de suas causas. De nada adianta prescrever remédios para dormir quando a doença é causado por uma condição médica, por exemplo. Por isso, muitas vezes, o tratamento vai ser focado em uma doença específica. Outras vezes, o tratamento pode ser justamente focado numa melhora da qualidade do sono.

Uma das primeiras tentativas ao se tratar a insônia é a mudança de hábitos. Evitar comer e beber antes de dormir, diminuir o consumo de drogas estimulantes (e até mesmo depressivas) durante o dia, entre outras condições que atrapalham o sono, são o ponto chave desse tratamento.

Quando efeito colateral de um transtorno mental, a insônia pode ser tratada com a psicoterapia. De fato, até mesmo pessoas que não sofrem com algum distúrbio podem se beneficiar desse método de tratamento, que ajuda a lidar com problemas como crises existenciais e preocupações excessivas.

Pessoas com muitas dificuldades em formar e manter hábitos podem ser ajudados pela Terapia Cognitivo-Comportamental, que busca trabalhar os comportamentos do indivíduo.

RESTRIÇÃO DO SONO

Evitar dormir em momentos inoportunos, como sonecas da tarde, é importante para que se possa ter uma boa noite de sono revigorante. Para isso, deve-se privar de dormir nesses momentos, mesmo que o sono seja demasiado.

Uma técnica para conseguir voltar a dormir bem durante a noite é restringir o sono, também, durante o horário de dormir. Para isso, deve-se restringir a noite a apenas algumas horas de sono e, gradualmente, aumentar esse tempo, até que seja possível dormir uma noite inteira.

Como prevenir a insônia?

A melhor maneira de prevenir a insônia é ter um horário certo para dormir e acordar todos os dias, mesmo nos finais de semana. Dessa maneira, o corpo se adapta a esses horários e você passa a sentir sono na hora certa.

No entanto, como a insônia pode ser causada por uma série de condições adjacentes, a prevenção nem sempre é viável. Nesses casos, o que se pode fazer para evitar crises de insônia é tratar essas condições.

A insônia, embora comum e persistente na vida de várias pessoas, muitas vezes não recebe a atenção necessária para prevenir complicações. Não é raro que as pessoas procurem ajuda não porque estão preocupadas com sua saúde, mas sim porque estão irritadas com a falta de sono. Vamos tentar mudar isso!

Compartilhe este texto com seus amigos e familiares para que mais pessoas saibam o que fazer quando têm insônia. Caso tenha qualquer dúvida, pergunte-nos que responderemos com prazer!