SAÚDE DO CORPO


Vida Saudável:Fibras afastam Câncer de Mama…

Encontramos fibras nos alimentos do nosso dia a dia: Abacate, manga Tommy, Banana maçã, Feijão carioca, Arroz integral, Mexerica-rio, Pipoca de panela, Agrião, Goiaba Vermelha, Aveia em flocos, Kiwi, etc.

10 alimentos para combater o câncer de mama

Maçã

A maçã previne o câncer de mama e, dentre os muitos benefícios oferecidos pela fruta, destacam-se a ajuda na digestão, moderação do apetite, retardamento do processo de envelhecimento, filtragem do sangue e prevenção do derrame. Com suas fibras, a maçã também reduz o colesterol e contribui na prevenção do câncer digestivo.

Alho                                                                          

O ingrediente tem ação anticancerígena e combate infecções. Retarda o envelhecimento das células e fortalece coração e sistema respiratório. O alho não só reduz o risco de câncer de mama, mas também a probabilidade de câncer de estômago, pâncreas e esôfago.

Bacalhau

O saboroso peixe auxilia as mulheres na prevenção da doença e contém ômega-3, importante propriedade para diminuir o LDL (o colesterol ruim), e triglicerídeos, responsáveis por aumentar o HDL (o colesterol bom). Ainda previne e controla doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau inibe outros tipos de câncer e contém ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico. Possui várias vitaminas, como A1, B2 e C, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Broto de alfafa

Os pequenos brotos dificultam o aparecimento de tumores e ainda aumentam a imunidade do corpo. A alfafa possui propriedades eficazes no tratamento contra a ausência de ferro, melhora a circulação sanguínea e tem alta concentração de minerais. Rico em fibras, é um alimento pouco calórico bom para a função intestinal.

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra, a especiaria de origem indiana inibe a proliferação de células cancerígenas do tumor pelo organismo.

Feijão, ervilha e lentilha

Os diferentes tipos de grãos, como feijão, ervilha e a lentilha, inibem a invasão das células cancerígenas em tecidos adjacentes. Esses grãos são fontes de fibras, portanto, colaboram para o controle da gordura e da glicemia no sangue, previnem doenças digestivas e também cardiovasculares. O feijão e as ervilhas têm alto valor nutricional, contendo ferro, cálcio, vitaminas, sais minerais, proteínas e baixo teor de gordura.

Frutas vermelhas

Morango, cereja, ameixa, amora e outras frutas vermelhas têm propriedades que diminuem os riscos do aparecimento de tumores. Neutralizam, diminuem e ainda reparam as consequências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações.

Cereais

As fibras previnem o câncer de mama e ajudam a regular as funções do intestino, baixar o colesterol ruim e controlar o açúcar no sangue. Existem dois tipos de fibras: insolúveis e solúveis. As últimas são encontradas principalmente no farelo de trigo e ajudam no funcionamento do sistema digestivo, deixando o intestino regulado, o que previne o câncer de cólon. A aveia é uma fibra solúvel e ajuda a diminuir o colesterol do sangue, auxiliando na saúde do coração.

Leite

O leite e seus derivados possuem diversas proteínas que ajudam na construção dos tecidos e na preservação dos músculos, cabelos e unhas. Oferecem as vitaminas A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia às células do corpo e melhoram a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos. Seus minerais favorecem o processo de cicatrização e o sistema imunológico.

Azeite de oliva

Originário dos países mediterrâneos, este ingrediente conta com propriedades capazes de danificar o gene cancerígeno que aparece em 25 a 30% dos casos de câncer de mama. Além disso, o azeite de oliva é uma opção mais saudável para o óleo de cozinha convencional.

Só vantagem!

Incluir fibras na rotina, propicia outros efeitos reconhecidos pela ciência.

  1. Intestino regulado: Essas substâncias não só auxiliam na formação do bolo fecal, como estimulam os movimentos do intestino.
  2. Colesterol na faixa: Elas também induzem a eliminação do colesterol ruim, o LDL, que é arrastado junto com as fezes.
  3. Saciedade em alta: Alimentos fibrosos exigem mais mastigação e têm digestão vagarosa. Logo, ficamos satisfeitos por tempo prolongado.