RESPEITO: Pelo próximo e por você mesmo…


Saiba como respeitar as diferenças e melhorar o convívio com as pessoas ao seu redor

A importância de praticar o respeito e a inclusão no seu dia a dia

Somos seres únicos. Cada um de nós tem sua raça, sua religião, suas crenças, escolhas e pontos de vista. Acreditamos que nossas diferenças e nosso poder de conviver com elas, de forma inclusiva e respeitosa, nos fazem ir além.

É por isso que defendemos a importância do respeito, da inclusão e da tolerância. São essas características que nos permitem ser mais livres e viver em uma sociedade igualitária.

Nós também acreditamos que respeitar e aceitar o que é diferente é um importante fator para o desenvolvimento do nosso autoconhecimento, e por isso, queremos dar algumas dicas para você praticar o respeito, a inclusão e tolerância no seu dia a dia.

Respeitar não significa concordar. Também não significa incentivar.

Estranho seria se todos nós pensássemos da mesma forma e acreditássemos nas mesmas coisas. Sem a divergência não há discussão e muito menos evolução.

O importante é respeitarmos o outro, mesmo se não concordarmos com alguns aspectos de sua vida. Não nos cabe julgar ou ser intolerantes.

Quando não ouvimos ou não aceitamos nada além do que acreditamos como verdade, podemos agir com base em preconceitos e até de forma discriminatória.

Para vivermos em sociedade de forma saudável e construtiva, não precisamos concordar ou seguir o que o outro pensa. Mas é papel de cada um respeitar e entender que, apesar de diferentes, temos os mesmos direitos a igualdade e liberdade de expressão.

5 formas de praticar o respeito frente às diferenças

  1. Pratique a escuta ativa, demonstre interesse e ouça a opinião e os pontos de vista do outro, sem julgamentos.
  2. Seja paciente.
  3. Fique atento à forma de se expressar. Avalie as palavras, a forma e como seu discurso será recebido pelo outro.
  4. Pratique a empatia e busque compreender os sentimentos e atitudes, sempre levando em consideração a perspectiva do outro, e não julgue com base no seu ponto de vista.
  5. Influencie as pessoas ao seu redor e mostre a importância de respeitar as características e escolhas de cada indivíduo.

Portanto, pratique com bom senso o ato de ser respeitoso!