Comportamento:


Muitas pessoas agem sem pensar, ou seja, não pensa nas consequências dos seus atos. No entanto, observamos alguns jovens que, agem com prudencia e sabedoria. São poucos, mas, percebemos no meio da multidão, o caráter de um homem ou de uma mulher; porque faz a diferença.

É a partir desse processo que, pouco a pouco, definimos nossa personalidade, traços característicos, caráter e reações diante dos desafios que se colocam em nosso caminho.

 A influência no processo de construção do comportamento humano, tanto em nível individual quanto coletivo, está no meio em que a gente vive.

A sociedade vai nos moldando, nos formando pessoas com personalidades, fracas ou fortes. Alguns agem com grosserias, outros agem com simpatia, diante de uma situação de desrespeito; exemplo disso é um atendente, atender você mal, a reação vai ocorrer de acordo com o seu temperamento, sua personalidade. Alguns deles são instintivos, como tirar a mão ao contato de uma superfície quente.
Outros são consolidados a partir de repetições e definições sociais de certo e errado, moral ou imoral.

Como já destacado, as definições do comportamento humano estão intimamente ligadas com as experiências vividas.
Seguindo nessa lógica, é fácil perceber como os traumas experimentados podem influenciar nas nossas conduta e atitudes. Novamente, isso vale para o nível pessoal e coletivo.
Uma pessoa que sofreu um acidente de carro pode ter receio de voltar a dirigir.
Por outro lado, a experiência também pode servir para que ela passe a prestar atenção aos pequenos detalhes e não se coloque em uma situação vulnerável, que poderia dar chance para a repetição do trauma.
O mesmo vale para as tragédias coletivas, que despertam sentimentos diversos, como a indignação e o medo.