
A Neuropsicanálise é uma área da Psicanálise em interface com a Neurociência. Esta ciência tem como objetivo compreender a relação do cérebro com o comportamento e vice-versa, tanto em relação ao desenvolvimento normal quanto após lesões no Sistema Nervoso Central (SNC).
O psicanalista com formação em Neuropsicanalise deve estar apto para realizar tanto a análise neuropsicanalítica quanto o acompanhamento, estudo de casos, supervisão. A avaliação Neuropsicanalítica é um exame complementar na qual são utilizados técnicas da psicanálise e objetiva proporcionar aos interessados um aprofundamento teórico na abordagem psicanalítica, visando melhor qualificação profissional para trabalhar em diversas áreas do saber que precisam ter como base os conhecimentos psicanalíticos em conjunto com a neurociência de forma específica, com base nos estudos sobre o cérebro (neurociência), terá uma inovadora visão sobre o ser humano, considerando os processos conscientes versus automáticos, racionais/cognitivos versus emocionais.
As principais funções corticais superiores investigadas pelo Neuropsicanalista Clínico são:
- orientação,
- atenção,
- abstração,
- memória,
- aprendizagem,
- habilidades acadêmicas,
- percepção,
- linguagem,
- raciocínio,
- visuoconstrução,
- práxis processamento da informação,
- funções motoras e funções executivas.
- O profissional neuropsicanalista também está capacitado a compreender a relação da personalidade e estado afetivo-emocional com o cérebro e, consequentemente, como o comportamento.
Análise Psicanalítica
A análise psicanalítica é uma experiência de escuta que permite a investigação da do inconsciente, por meio do discurso livre em um ambiente analítico, de modo individual, com duração de tempo variável e indeterminado. É realizado por analistas que estudam, experimentam e praticam a vivência na clínica psicanalítica.
De modo breve, entende-se inconsciente como uma urgência psíquica formada por desejos, sentimentos e sensações condensados ao longo da história do indivíduo que, na análise, toma a forma da palavra capaz de nomeá-las como emoções que emancipam o sujeito.
As sessões são destinadas ao público de todas as idades, que serão direcionados a um psicanalista que compõe o nosso corpo clínico, de acordo com a disponibilidade de horário tanto do paciente quanto do profissional.
As sessões acontecem preferencialmente no modo presencial, no entanto, em determinadas circunstâncias é possível realizar no modo online. E, podem ser pela via particular ou com reembolso, no entanto, verifique com o seu plano de saúde as orientações burocráticas e exigências para tal processo. Vale ressaltar que a análise psicanalítica não tem cobertura pelos planos de saúde.
Qual o objetivo da análise psicanalítica?
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.
O que o Psicanalista avalia?
- Memórias reprimidas
- Sintomas de Depressão
- Insônia
- Ansiedade
- Distúrbios Alimentares
- Bipolaridade
- Entre outros
Atendimento Psicanalítico nas unidades de:
Psicanalísta: Drª Cláudia Simões CBPC: 2022-2257 / CBO: 2515-50 SP
Unidade Pinheiros (PIN)
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 Torre Sul
6º andar
Pinheiros
São Paulo/SP
01452-002
Unidade Market Place (MKP)
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 940 3º Andar Torre 2
Vila Cordeiro
São Paulo/SP
04583-110
Unidade Paulista (PLT)
Avenida Paulista, 2064/2086 21º Andar
Bela Vista
São Paulo/SP
01310-928
Unidade Tatuapé (TTP)
Rua Vilela, 665 8º Andar
Tatuapé
São Paulo/SP
03314-000
Atendimento somente com hora marcado:
(11) 4950-7149 / (11)94854-9751