É um processo inflamatório crônico dos brônquios, em geral, secundário ao uso do tabaco ou processo alérgico (a chamada bronquite asmática). A bronquite crônica pode durar às vezes por meses ou anos.
A bronquite crônica é uma condição onde há inflamação das vias aéreas menores do pulmão. É definida como uma tosse, que dura pelo menos 3 meses em dois anos consecutivos. Pode-se estabelecer que a causa mais comum é o tabagismo, embora a exposição a substâncias irritantes no trabalho também possa causar esta condição. A bronquite crônica é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
A bronquite aguda é um processo inflamatório pontual dos brônquios, em geral, associado a um decurso infeccioso viral ou bacteriano. A bronquite aguda, também chamada de resfriado torácico, geralmente melhora em uma semana a 10 dias, sem efeitos duradouros, embora a tosse possa durar algumas semanas.
Trata-se de uma inflamação de curta duração dos brônquios, as vias aéreas de grande e médio calibre dos pulmões. O sintoma mais comum é a tosse. Entre outros sintomas estão a tosse com escarro, respiração sibilante, febre e desconforto no peito.
A versão aguda da bronquite viral atinge especialmente as crianças e idosos, indivíduos mais susceptíveis ao ataque de vírus. Em algumas situações, seu aparecimento pode ser consequência de uma gripe.
Também fazem parte desse grupo de risco as pessoas alérgicas ao entrarem em contato com substâncias irritantes, como pólen, ácaros, fumaça, poeira doméstica, poluição atmosférica, ácidos e solventes, que podem inflamar a traqueia e brônquios causando sintomas semelhantes à bronquite viral aguda.
Alguns fatores são considerados de risco. Segundo especialistas, eles podem ajudar no desenvolvimento de bronquite. Confira:
- Tabaco: o hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a bronquite aguda quanto a crônica;
- Imunidade baixa: este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crônica, como Aids;
- Idade: idosos, crianças pequenas e bebês têm mais riscos de contrair a infecção;
- Exposição a agentes irritantes: as chances de contrair a doença é maior se você trabalha com gases ou outros agentes que possam causar irritação nos pulmões;
- Refluxo gástrico: doenças que causam refluxo gástrico e azia podem aumentar as chances de a pessoa desenvolver bronquite.
Faça uma avaliação periódica com seu médico e procure tratamento terapêutico adequado ao seu tipo de patologia para não prejudicar o seu organismo.
Qualquer dúvida entre em contato pelo nosso telefone e agende uma avaliação.
Cuide da sua saúde!