O trabalho com Terapia Cognitivo-Comportamental para idosos considera os processos fisiológicos, emocionais e sociais que ocorrem nesse período do desenvolvimento de modo a direcionar um tratamento com técnicas e treinos de habilidades que visam auxiliar nas mudanças características dessa etapa da vida humana.
Seu foco é promover saúde auxiliando o idoso a encarar esse período da vida de forma produtiva e passível de ser vivida com bem-estar e qualidade, assim como orientar os familiares próximos do idoso, oferecendo um melhor suporte social e adesão aos cuidados de saúde.
O trabalho terapêutico com a população idosa, através da TCC, funciona a partir de sessões estruturadas considerando as metas e objetivos dos pacientes, visando melhor adaptar o idoso às demandas e mudanças que são características do processo de envelhecimento.
Alguns de seus objetivos são adaptar o idoso ao processo do envelhecimento, desenvolver sua autonomia e independência, reduzir sintomas de insegurança e depressão, aumentar suporte e laços sociais, fortalecer as características pessoais e os fatores protetores, favorecendo um envelhecimento saudável.
Desse modo, a terapia atua abordando pensamentos, emoções e comportamentos do paciente garantindo melhor eficiência no exercício de suas atividades diárias, visando a promoção de saúde nessa etapa do desenvolvimento humano.