O que é Drenagem linfática?
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem com manobras lentas,rítmicas e suaves que envolvem a superfície da pele e seguem os caminhos da linfa no corpo. Essa técnica tem o objetivo de drenar o excesso de líquido interligados por canais superficiais nos espaços entre as células no tecido e dentro dos vasos.
A linfa se movimenta da mesma forma que o sangue no sistema venoso. A grande diferença é que o sistema por onde o sangue circula possui uma bomba, o coração que bombeia o sangue fazendo com que este circule.
Já no sistema linfático não existe esta bomba para que a linfa, possa circular como o sangue, portanto para que o linfa se movimente dentro do sistema linfático, ela deve ser estimulada por forças externas à seus vasos mesmo a drenagem linfática nos quais esses pequenos vasos são estimulados para aumentar o deslocamento da linfa.
Indicações:
Ativação do metabolismo tecidual.
Cansaço nos membros inferiores.
Inchaço gestacional.
Pré e pós cirurgia
Linfedema.
Obesidade.
TPM.
Benefícios da Drenagem linfática:
- Facilita a cicatrização.
- Diminuição de edemas pós operatório e pós – traumático .
- Melhora a defesa e a ação anti-inflamatória.
- Rejuvenesce a pele.
- Acelera o metabolismo.
- Diminui o cansaço nos membros inferiores.
- Previne a celulite.
Recuperação Pré e Pós Operátório
Passar por uma cirurgia está entre as principais razões para fazer a drenagem linfática. A automassagem pré e pós – operatória é maravilhosamente terapêutica para o sistema nervoso e para aumentar a circulação das células imunológicas por todo o corpo, a fim de acelerar a recuperação e, ao mesmo tempo, protegê-lo de infecções.
Com frequência, os cirurgiões precisam cortar a complexa rede de vaso linfáticos durante os seus procedimentos. Não importa se a sua cirurgia é eletiva como lifting facial, lipoaspiração, abdominoplastia ou rinoplastia ou necessária como substituição de joelho ou quadril, cesariana ou remoção de tecido ou linfonodos cancerosos, isso sempre terá impacto no sistema linfático superficial.
Se você já fez uma cirurgia, sabe que a cura leva tempo. Ao trabalhar em si mesmo antes da cirurgia, você estimulará a circulação linfática. Isso pode ajudar na formação de tecidos cicatricial e queloide (tecido fibrótico).
Após a cirurgia, espere até receber a autorização do seu médico de que a sua incisão foi totalmente fechada e cicatrizada antes de fazer qualquer tipo de automassagem na área afetada. Não massageie o local da operação enquanto os seus pontos estiverem recentes. Depois de curado e com a permissão do seu médico, você pode fazer o procedimento com um especialista.