O sujeito deve ser visto como um ser global, composto pelos aspectos orgânico, cognitivo, afetivo, social e pedagógico.
Déficit Cognitivo
Se refere ao modo como o nosso cérebro é capaz de perceber, aprender, recordar e também processar as informações que foram captadas pelo sentidos: Visão, audição, paladar, tato e olfato.
Distúrbios de aprendizagem:
O tratamento consiste, em realizar uma avaliação neuropsicológica que se refere a um procedimento clínico que visa fornecer dados a respeito do funcionamento cognitivo, comportamental e secundariamente emocional do indivíduo.
O exame é composto de algumas etapas como:
Entrevista inicial com o paciente (a depender do motivo do encaminhamento, geralmente os familiares participam dessa fase, ou a escola por exemplo),
Seleção de instrumentos de avaliação a partir dos dados coletados na entrevista inicial (testes, escalas e questionários),
Observações clínicas ao longo das sessões de avaliação,
Aplicação dos instrumentos propriamente dita,
Produção do relatório e devolutiva (entrega e explanação do relatório ao paciente e a quem solicitou a avaliação).
Tipos de Distúrbios
- Dislexia
- Discalculia
- Autismo
- TDHA
- Entre outros…