Um Psicopedagogo é importante para o desenvolvimento de crianças e adultos/idosos. Deve-se ter um olhar para fora das escolas para com o Psicopedagogo. Podendo atuar de forma Institucional e Clínica.
Quando o idoso é identificado com algum déficit cognitivo ou neurológico pode ser encaminhado ao Psicopedagogo a fim de ser submetido a inúmeras abordagens e atividades para que amenize ou retarde o avanço de doenças que causam perda de memória como por exemplo o Alzheimer.
Ressalta que nunca é tarde para que possa ser diagnosticado algum tipo de doença, porem deve-se destacar que o diagnostico antecipadamente poderá alcançar resultados mais satisfatório, em menos tempo.
O trabalho psicopedagógico, mesmo tendo respaldo teórico, técnico e prático, constitui-se em um desafio constante, visto que é sempre um trabalho inusitado, diferenciado, uma incógnita, considerando que cada sujeito com quem trabalhamos é uma pessoa única, aprende do seu jeito, no seu próprio tempo, com o seu próprio ritmo. Considerando esses aspectos, a psicopedagogia busca entender o sujeito aprendente, o ser cognoscente, a sua relação com a aprendizagem por meio da investigação, da observação, da intervenção, da avaliação com vistas ao diagnóstico e, em consequência, ao tratamento.
@psico_pedagogacss